Você precisa ler isso antes de produzir suas fotos de produtos para redes sociais


27 de julho de 2021

CAROLINA SOARES

As redes sociais perpetuaram a cultura da imagem para as empresas. Muito mais do que branding, com o social selling, as marcas que trabalham bem as suas fotos têm páginas lucrativas e que agregam valor para o consumidor. A mensagem transmitida visualmente tem que ser facilmente compreendida e conquistar o comprador quase que de forma instantânea. Quando o usuário chega numa loja online, ele quer conhecer ou já comprar algo, mas nas redes sociais não. Ele está em seu momento de entretenimento e a interação com o e-commerce é uma grande descoberta. É preciso provocar, instruir e despertar desejos em segundos.

Já deu pra notar que o conteúdo para essas plataformas precisa ser diferenciado, né? Em uma pesquisa recente que fizemos na Fotopontocom, 47.3% dos respondentes disseram que preferem ver imagens dos produtos em um cenário, quando estão nas redes sociais. Isso chama a atenção para os elementos usados na ambientação das suas fotos. A paleta de cores, a temperatura da iluminação, os objetos que compõem a cena da qual o produto faz parte criam a identidade da marca no imaginário do consumidor. Quando a empresa constrói essa relação com sucesso, o usuário associa a comunicação à marca mesmo quando não há logo ou produto no material visual. Pense nas grandes marcas do mercado e em como elas marcaram presença a ponto de ao ver as cores e traços você lembra delas sem nem ao menos precisar de uma assinatura oficial da empresa.

Na mesma pesquisa, perguntamos também sobre a preferência do comprador em relação às imagens apenas do segmento de Moda, Calçados e Acessórios nas redes sociais. Mais da metade, 60.5%, declararam como formato favorito a imagem do produto em um modelo. Mais uma oportunidade para o lojista! Você já parou para pensar no quanto o casting diz sobre uma marca? Cada vez mais, os consumidores esperam ver modelos diversos com corpos reais vestindo as marcas que consomem. Esse, inclusive, está se tornando um importante fator de escolha por uma marca em detrimento dos concorrentes, especialmente entre as gerações mais novas, como os millenials e a geração Z. 

Em um momento em que todos buscam criar experiências instagramáveis, vale também lembrar que quando falamos de e-commerce, não se pode jamais iludir o consumidor. O risco de isso acontecer nas redes sociais é ainda maior do que na loja online. Minha orientação é simples: planeje e produza suas imagens de forma profissional. Ou seja, realce as vantagens da mercadoria, os detalhes do acabamento, o material com o qual o produto é fabricado, as funcionalidades e proporções, tomando todo o cuidado possível para não distorcer as características originais, tamanho, cor e outros elementos importantes que podem gerar devolução, caso o comprador se frustre com o que receber em casa. Escolher bons profissionais ou uma produtora especializada com inteligência de mercado para contribuir com o seu negócio também lhe ajudará a garantir esse resultado final. 

Fique atento à sua audiência, permita-se adaptações necessárias (no mundo da imagem isso acontece a todo momento) e boas vendas!


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