Como ter um custo inteligente na produção fotográfica

Em tempos não muito distante a verba destinada para a produção de materiais visuais tais como: banners, fotos de produtos para e-commerce e materiais impressos eram calculadas de forma separada.

Cada departamento, era tratado de forma distinta e não tinham interação dos materiais a serem produzidos entre si. E muitos deles até repetidos em cada área.

Desempenhando e gerando mais processos, pois a contratação de profissionais ou empresas eram feitos de acordo com cada expertise, em separado.

Com a proliferação das redes sociais, a evolução do digital e o surgimento do e-commerce, a unificação destas verbas, destinadas até então para cada uma, passaram a se unir em um único departamento: o marketing.

O marketing passa a desempenhar esta função, de unificar toda a comunicação de valores da marca, otimizando processos e custos.

A Fotoponcom vem trabalhando esta entrega de valor através de um kit de materiais visuais.
As produções das fotos são feitas pensando exatamente nesta entrega do kit: na exposição do produto no e-commerce, no ponto de vendas, na aplicação do banner e em qualquer outro material que será veiculado.

A entrega deste kit foi aplicado para a The Nort Face.

Desenvolvemos as fotografias que foram destinadas ao e-commerce, redes sociais e comunicação visual para a loja física.
O que dá sentido pensar no material como um conjunto de comunicação visual, além de um melhor planejamento e uma melhor qualidade na entrega é que a verba destinada para a campanha fica agrupada em um só contexto: a otimização de verba na produção do material visual.

Neste job que executamos para a The Nort face levamos sempre em consideração o fortalecimento dos valores que são pregados pela marca.
Reforçando a identidade corporativa para aumentar a visibilidade perante os clientes da The Nort Face.

Outro fator importante para considerar a otimização de verbas destinadas ao marketing é que a prioridade sempre serão as vendas.

Todo e qualquer material será finalizado pensando na conversão em vendas e na construção da marca a ser veiculada.
E daí lembramos mais uma vez a importância que a Fotopontocom tem no papel de pensar em qual canal será comunicado o material e como interferirá nos pontos de venda.

A The Nort Face foi planejada assim. Toda a produção executada para este job teve um planejamento, um briefing  reforçando  a construção da marca e incluindo a nova visão da empresa de otimizar as verbas com um único fornecedor.

Contratando uma empresa qualificada e com uma equipe especializada que tenha um olhar de planejamento além das verbas, pensando no resultado dos clientes é só o começo de uma comunicação visual eficiente.

Entre em contato com a Fotopontocom e vamos otimizar sua verba para todos os materiais de comunicação visual das suas campanhas.



Como vender valor com a fotografia

De que forma você pode vender valor com a fotografia?!
Este é um dos pontos mais importantes aqui na Fotopontocom.

Com o aumento e a exposição das redes sociais , os consumidores passaram a registrar em cliques seus momentos e as fotos ficaram mais acessíveis, fazendo com que a procura por fotos chamem mais a atenção do cliente.

Nosso processo interno desde o recebimento do produto até a edição das imagens, requer todo um cuidado com a exposição e o manuseio dos produtos. O planejamento do briefing é imprescindível e necessário para definir qual o tipo e formato para cada canal de vendas e compor a campanha publicitária.

A execução do desenvolvimento de cada fotografia vai além do clique, agregando em cada foto o verdadeiro valor da venda.

O consumidor precisa se sentir atraído para adquirir o produto. A sensação de sentimento que ela expressa, o valor, o sabor, a riqueza de detalhes é um conjunto para atrair os clientes.
É o que a maioria dos consumidores valorizam.

Recentemente realizamos um trabalho para a Kopenhagen que sentiu a necessidade de expor estas sensações dos seus produtos e inovar para aumentar suas vendas.

Aplicamos em todas as fotografias o processo de valor da venda, descrito acima.

Somos atraídos pelas imagens e a produção da foto é a forma mais confiável de analisar um produto.

Ainda não conseguimos tocar e sentir os produtos nas redes sociais e a fotografia deve passar esta sensação do toque, do sentimento e consequentemente a vontade de adquirir o produto.

Fotos produzidas, melhores e adequadas a cada formato , aumentam as conversões de vendas em até 65%.
O que todo empresário precisa é vender e convencer de que seus produtos são de qualidade e adequados ao que seu público busca.
A fotografia associada ao seu valor, a sua produção  é uma estratégia fundamental para o sucesso das suas vendas.

A fotografia deve representar e passar tudo aquilo que o produto apresenta. Todas as suas características devem ser ressaltadas.
A sequência de sensações transmitidas devem ser respeitadas e organizadas em cada produção.

Foi o que praticamos em todo o processo e execução para a Kopenhagen.

Umas das formas de saber se os produtos estão tendo um bom tráfego de visualizações é atentar para as fotos.
Se o produto não estiver com boas vendas é então necessário alguns ajustes e entre eles, a substituição da foto.

Foto profissional vende mais e a Fotopontocom tem a solução para sua comunicação ser mais assertiva.


Maioria dos consumidores valoriza mais as imagens do e-commerce.

Pesquisa: 82.5% dos consumidores dão mais atenção às imagens do e-commerce depois da pandemia.

É o que revela pesquisa da Fotopontocom sobre os impactos da imagem durante o período mais transformador vivido pelo setor na última década.

A imagem passou a valer mais no e-commerce no último ano, segundo uma pesquisa da produtora de imagens para o e-commerce, Fotopontocom, realizada com 44 consumidores online entre abril e maio deste ano. Segundo o levantamento, 82.5% dos respondentes começaram a olhar as fotos e os vídeos dos produtos que compram na internet com mais atenção após o início da pandemia. Quando questionadas sobre a importância das imagens para a sua decisão de compra, 68% das pessoas classificaram como extremamente importante e 32% como importante. 

Um sinal de alerta para as empresas que atuam no ambiente digital e ainda não priorizaram este ponto crítico da cadeia do comércio eletrônico. Quase todos os entrevistados disseram que já desistiram de fechar um pedido online porque as imagens do produto eram de má-qualidade (97,5%). “Um material mal produzido impacta na confiança do consumidor com a marca. A home page do site deve funcionar como a vitrine de uma loja física e a página do produto, por sua vez, é onde o comprador vai mergulhar na experiência sensorial, conferindo os detalhes e o acabamento daquele item. Quando essa jornada é bem construída, leva à conversão”, explica Carolina Soares, Co-Fundadora da Fotopontocom.

Como alcançar essa fórmula, é o grande desafio. Um problema ainda maior para os varejistas que precisaram se digitalizar rapidamente para manter a operação de pé durante o fechamento das lojas físicas. Para quem está buscando respostas para montar a sua estratégia, a pesquisa gerou alguns insights relevantes. Em primeiro lugar, a maioria dos respondentes afirmou que a loja virtual deveria disponibilizar quatro ou mais fotos para ajudar o comprador. Em relação à composição da imagem, os entrevistados revelaram que preferem ver o item em fundo branco nas lojas virtuais (53.8%) e em um cenário, quando estão nas redes sociais (47.3%). Ao destacar-se o segmento de Moda, Calçados e Acessórios, a maioria escolheu como favorita a imagem da peça usada por um modelo, tanto no e-commerce (68.4%), quanto nos perfis da marca (60.5%).

Outros formatos também são bem-vindos, de acordo com os dados do levantamento. Quase todos os compradores disseram que vídeos sobre o produto ajudam na sua decisão por fechar o pedido (89.4%). O mesmo vale para os infográficos, ainda pouco explorados pelos lojistas (75.6%). E quem achava que o texto poderia ser negligenciado nesse conjunto estava enganado: 70.2% das pessoas declararam ler atentamente toda a descrição do produto antes de comprar. “Esse tipo de material pode parecer um complemento à fotografia, mas, na verdade, cumpre de forma bem eficiente o papel de mostrar as qualidades, vantagens e diferenciais do produto diante dos competidores”, pontua Soares.

Em relação aos segmentos, os consumidores destacaram que as imagens tornam-se ainda mais importantes ao comprarem itens de Moda, Calçados e Acessórios (97.3%), Móveis e Decoração (81%), Cama, Mesa e Banho (67.5%), Saúde e Beleza (59.4%) e Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (48.6%). Após a venda, o material visual continua a impactar a percepção e o custo atrelado à operação do e-commerce. Quase 60% dos entrevistados confessaram que já devolveram uma mercadoria que não correspondia às fotos da loja virtual (59.4%). “Cada elemento da cadeia está interligado. No caso da imagem, o reflexo vai desde a percepção da marca, passando pela venda e pela logística e influenciando, inclusive, a fidelização do cliente final”, completa a executiva.