Qual o compromisso da sua empresa com a sociedade?


30 de março de 2021

CAROLINA SOARES

O dia em que conhecemos o Gerando Falcões.
Carolina Soares, Co-Fundadora da Fotopontocom

Iniciei 2021 com uma feliz constatação: este ano, a Fotopontocom completará uma década de vida, contribuindo para o crescimento do Varejo no Brasil por meio da Fotografia. Mais do que entregar um bom serviço, como é a missão de todos os empreendedores com seus negócios, vi que era importante refletir sobre o valor do nosso trabalho para a sociedade. Apesar de a receita ser uma parte necessária da engrenagem, defendo sempre que a razão e o foco da nossa existência estão nas pessoas. Normalmente, associamos a isso os nossos parceiros, funcionários ou clientes. No entanto, tem uma parcela nessa equação que muitos esquecem, aquela que compreende milhares de pessoas que podem ser beneficiadas pela nossa expertise, mas que estão distantes do universo da empresa. Sim, falo das comunidades periféricas, de baixa-renda ou em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Ano após ano, me tornei mais consciente da responsabilidade de todas as vidas e famílias envolvidas na nossa operação e daquelas que ainda poderíamos alcançar. Começamos a agir de dentro pra fora e é o que sugiro a todas as empresas que querem começar. Criar uma cultura de respeito e diversidade, contratar de forma inclusiva e gerar um ambiente saudável e de confiança para os funcionários. Depois disso, estendemos esse cuidado às marcas que trabalham conosco e vimos que muitas tinham a mesma inquietude de fazer mais para gerar um impacto positivo ao seu redor. Fizemos projetos conjuntos, desenvolvemos ações próprias e, ao longo dessa jornada, descobrimos iniciativas e organizações que transformaram, inclusive, nossa perspectiva de trabalho, como foi o caso do Gerando Falcões. 

Para quem ainda não conhece essa organização incrível, ela nasceu em 2011 e é um ecossistema de desenvolvimento social que atua em rede para acelerar o poder de impacto de líderes sociais de periferias de todo o país que possuem um sonho em comum: colocar a desigualdade das favelas no museu. Seu foco são iniciativas transformadoras, capazes de gerar resultados de longo prazo. Os projetos se baseiam em esporte e cultura para crianças e adolescentes, qualificação profissional para jovens e adultos e geração de renda. Neste mês, tivemos o prazer de colocar o time da Fotopontocom à disposição do projeto e nossa equipe realizou um dia de workshop de Fotografia, Edição, Tratamento de Imagem e Conteúdo para colaboradores e alunos do Bazar Gerando Falcões, negócio social criado para fazer circular a economia local, dar oportunidade de compra para a comunidade e trazer sustentabilidade financeira para a instituição. Todo o conhecimento aplicado vai ajudar na preparação das fotos e vídeos para um bazar online que será laçado em breve. O material também foi gravado para ser replicado com os próximos voluntários, tornando esse aprendizado mais perene. Eu queria falar mais, mas cheguei à conclusão que ninguém pode traduzir melhor esse momento do que os que participaram ativamente, por isso, decidi trazer aqui os relatos do nosso time. 

“Foi surpreendente, principalmente, pelo nível técnico apresentado. A gente pôde ter um aprofundamento técnico, não só teórico, acessando diversas ferramentas e softwares ao mesmo tempo. Eu acho que a intenção nobre de compartilhar conhecimento com aqueles que mais precisam, promovendo a acessibilidade, que é o que o Gerando Falcões faz, foi realmente muito empolgante. Muita gente tem o sonho de aprender a trabalhar com imagem, fotografia e edição e, às vezes, pensa que isso não pode chegar até eles. É muito legal saber que existem pessoas com tanta paixão pelo que nós fazemos e que essa oportunidade pode alcançá-las.” (Pedro Thiago, Supervisor de Edição e Tratamento de Imagem da Fotopontocom)

“Me sinto muito grata por ter feito parte desse projeto, principalmente, pelo propósito que ele tem de influenciar jovens que têm a mesma origem que a minha. Eu sempre fiquei me questionando o que eu poderia fazer para a sociedade, para a comunidade, para as pessoas que têm a mesma origem que eu, tendo feito a faculdade que eu fiz, a minha trajetória profissional, a minha história de vida como pessoa. Como eu poderia usar isso para ajudar e incentivar outras pessoas? E aí me surge esta proposta muito bacana e eu não pensei duas vezes! Eu só posso agradecer e dizer que eu fiquei muito feliz, muito honrada, muito emocionada e ainda estou. Nada melhor do que ser útil pros outros.” (Jussiara Coelho, Supervisora de Conteúdo da Fotopontocom)

Também ficamos muito felizes ao receber o retorno caloroso dos voluntários do Gerando Falcões.

“Eu achei muito bacana, pensei que era só o Photoshop que fazia as fotos ficarem com aquela resolução maravilhosa, mas o Polarr é demais, bem dinâmico e menos “técnico”, adorei ver esse treinamento, se tiver outros pode me chamar ou mandar o vídeo depois!” (Julia, jovem atendida pelo programa de Formação de Jovens da Gerando Falcões)

“Eu sou fotógrafa e sempre digo que ‘sei fotografar gente’ e esse olhar para a fotografia de produtos com toda a certeza, irá nos ajudar a iniciar no mundo de vendas online de forma muito mais profissional. O time da Fotopontocom foi incrível desde nosso primeiro contato, até o pós treinamento, oferecendo suporte e muito solícitos. Gratidão demais!” (Andressa Silva, Especialista em Comunicação e Marketing da Gerando Falcões)

O que aprendemos com essa experiência? Que, com pequenas iniciativas, conseguimos impactar positivamente a vida das pessoas, no nosso caso, de jovens que podem se tornar novos profissionais do nosso mercado. Entendemos melhor o nosso time e fortalecemos nossos valores juntos. Sabemos que não podemos parar e que ações como esta precisam ser multiplicadas. Estamos aqui para isso também! Com essas palavras, quero lhe provocar a olhar além dos números e, ainda mais longe, para fora do seu círculo de relacionamento. 

Como você, empreendedor, pode promover o bem e qual o compromisso da sua empresa com a sociedade?


Uma resposta para “Qual o compromisso da sua empresa com a sociedade?”

  1. Pedro disse:

    Riqueza não só em “tentar” multiplicar conhecimento, mas riqueza em aprender tanto também com quem está te ouvindo.

    O Gerando Falcões leciona determinação e oferece uma troca recíproca e preocupante no seu trabalho. Não foi diferente nessa experiência ao lado a Fotopontocom.

    Foi um privilégio poder voar mais alto esse dia!

Deixe uma resposta para Pedro Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *