Fotografia no e-commerce: a imagem não sobrevive mais sozinha


6 de novembro de 2020

CAROLINA SOARES

O boom de novos e-commerces mostrou que a imagem depende cada vez mais de uma cadeia integrada que envolve do planejamento ao conteúdo para conquistar o consumidor

A conhecida frase “a imagem é tudo” caiu por terra de vez durante a pandemia da Covid-19. O conceito de que a foto era o principal fator na decisão de compra do consumidor online deixou de ser soberano, consolidando um novo momento no e-commerce brasileiro. Neste cenário renovado, em que milhares de lojas virtuais entraram em atividade da noite para o dia, a imagem não sobrevive mais sozinha, mas depende de toda uma cadeia integrada que inclui desde a pré-produção fotográfica até a criação e publicação de conteúdo textual de qualidade. Cada uma dessas frentes tem valor fundamental para o resultado esperado no comércio eletrônico: a compra.

 Podemos dizer que essa transformação no mercado digital já vinha acontecendo nos últimos anos de forma gradual. A crise financeira somada ao isolamento social que pressionou o Varejo a acelerar sua entrada ou, em muitos casos, ampliar sua presença online, apenas antecipou o debate. Afinal, priorizar a cadeia completa da imagem e conduzi-la profissionalmente pode fazer a oferta saltar aos olhos do consumidor, enquanto que negligenciar esse processo tão importante pode ser suficiente para perder uma boa venda.

 O fluxo que leva da demanda pela foto até o produto na loja pronto para ser comprado é complexo e cada detalhe faz toda a diferença. Para ter um olhar mais cuidadoso, o lojista deve começar aliando o planejamento fotográfico ao de conteúdo. Assim, vai ter uma visão integrada de prazos e formatos e conseguir divulgar seu catálogo em todos os canais com menor risco de atrasos ou ruídos na comunicação. Esta fase entra no que chamamos de pré-produção. Uma etapa em que as equipes do e-commerce e do estúdio fotográfico definem também o briefing do formato, se a fotografia será still (quando o item aparece sozinho no quadro), o casting de modelos, estilista, maquiador, cenário, entre outras necessidades.

 Na fase de execução, o controle precisa ser ainda maior para garantir a logística, o manuseio e a apresentação correta dos produtos. As peças devem ser criteriosamente preparadas de acordo com tipo e características, para que o setor de fotografia inicie o shooting. Na sequência, com os produtos fotografados e conferidos, os editores entram em ação fazendo os ajustes e o fechamento com o e-commerce. É nesse momento-chave que o conteúdo precisa estar afiado, contendo todas as informações da oferta para subir na loja online. Isso não diz respeito apenas ao texto de apoio com as especificações do item vendido, mas à compreensão da jornada e do comportamento de compra do consumidor.

 É preciso considerar que, no ambiente virtual, o usuário não tem um vendedor disponível para guiá-lo ao melhor produto. Por isso, quem fará esse papel será o conteúdo. Afinal, de que adianta investir na produção fotográfica de toda uma coleção sem fechar a cadeia apresentando os itens de forma esclarecedora e atrativa. Além de disponibilizar detalhes importantes como material, acabamento, aplicabilidade e funcionalidades, o lojista pode e deve fazer mais.

 É necessário colocar-se no lugar do usuário, buscando entender as dúvidas dele em relação ao produto e como ele procura por algo no site. Dessa forma, pode-se apostar em formatos diferentes como infográficos ou vídeos demonstrativos e, até mesmo, melhorar a categorização dos itens, facilitando a busca. Quando o e-commerce consegue unir fotos que transmitem a mensagem ideal a um conteúdo assertivo ele não só aumenta suas chances de conversão, como resolve o problema do consumidor gerando empatia e relacionamento com a marca.

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Carolina Soares | Co-Founder Foto.Com


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